sábado, 23 de janeiro de 2010

Gestação

Para o torcedor tricolor, a melhor notícia do sábado não foi a vitória de 3 a 0 sobre o Rio Claro (até porque essas vitórias elásticas contra times sem expressão nunca querem dizer muita coisa), mas começar a entender como deve funcionar a equipe daqui por diante. A vinda de Alex Silva, por exemplo, define que este esquema 4-4-2, com variações para o 4-3-3, tentado por Ricardo Gomes, logo será abandonado.
Nenhuma equipe do Brasil ousaria deixar André Dias, Miranda ou Alex Silva no banco de reservas. Todos irão jogar. Reservas serão os erráticos Renato Silva, André Luís e o ainda incógnita (em times grandes) Xandão. Alex, com seus 192 cm de altura, resolve o problema da bola alta na zaga do São Paulo e ainda pode aparecer como elemento surpresa no ataque. Não será surpresa nem sequer se for testado como um falso lateral pela direita. Seu domínio de bola o credencia a tanto.
Com três zagueiros, a equipe tentará jogar com alas, coisa que não vinha conseguindo. Principalmente se Cicinho vier. As informações dão conta de que a questão salarial está quase resolvida, que a diretoria se convenceu de que resolver o problema nesta faixa de campo é investimento e não despesa e o único entrave seria o tempo de contrato _o São Paulo aceitaria até um termo finalizando em agosto, não antes disso.
Com esta zaga, os volantes podem jogar mais soltos. Rodrigo Souto chega para disputar a condição de titular. Neste meio-campo podem entrar ainda o brigador Jean, dando espaço para Hernanes, Léo Lima e-ou Jorge Wagner exercerem a função de armadores. Na frente, já que Dagoberto não consegue ficar 90 minutos em campo, Marcelinho Paraíba e Washington devem herdar a função de empurrar a pelota para dentro do gol. Como coadjuvantes, Carlinhos Paraíba, Marlos e Richralyson ainda têm condições de incomodar esta turma, principalmente se se destacarem nos treinos.
Um time começa a se formar.

Um comentário:

  1. Acho que dá para ter Alex Silva no 442, com ele ou André Dias na lateral. Seria uma linha de 4 mais defensiva, como ocorre na Europa, com um lateral mais apoiador em um dos lados --Daniel Alves no Barcelona, Junior Cesar no São Paulo? E com mais liberdade para o MC criar. O esquema ideal.

    ResponderExcluir