quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vale a pena

Em 1993, começo das aulas na faculdade de jornalismo, o professor dá um exercício prático. Escreve umas informações vagas na lousa (sim, ainda era a velha lousa a giz) e pede que todos os alunos façam um texto jornalístico a partir daqueles relatos desconexos. A molecada corre para suas máquinas de escrever (sim, ainda...) e manda ver em sua veia literária. Todas as laudas recolhidas, é hora da avaliação. Um desastre geral. Ninguém sabia o que era lide, o que era hierarquia de informações, inventavam coisas "para ficar mais legal". Só um texto se salvou: Fábio Seixas.
Recomendo o que ele escreve hoje na Folha. Porque o Campeonato Paulista serve para bem pouca coisa neste instante, se é que serve para algo. Não foi para ganhar do Bragantino que tantos corintianos estiveram ontem no Pacaembu. Foi para ver a estreia dos carecas, foi para assumir um compromisso de que estarão juntos para o desafio da Libertadores deste ano.
O jogo foi o de menos.
E aos saudosistas as palavras soaram tão qual as antigas reportagens do "Globo Esporte", que eu, como menino, assistia e me transportavam para dentro do estádio, para o clima do jogo. Rememoram as aberturas das jornadas esportivas das rádios. Tudo aquilo que faz a gente gostar tanto do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário