domingo, 1 de maio de 2011

Os paulistas

Santos - Não é de hoje que tem o elenco mais forte. Adilson Batista conseguiu a proeza de ser mandado embora após uma derrota _justamente para o Corinthians. A interinidade de Marcelo Martelote, que não é treinador, só consagrou seu substituto, qualquer que fosse. Não que Muricy não tenha méritos, pois os têm. Ele fez o óbvio: criou a liberdade para que Ganso e Neymar façam o que sabe de melhor e ajeitou a defesa. Mas errou. Errou ao priorizar o Paulistinha. Neymar e Ganso estão cansados, Leo está com a lingua de fora e Elano se machucou. A vantagem contra o America é boa: pode até perder por um gol de diferença, desde que faça gol fora de casa _e uma equipe tão talentosa quanto o Santos haverá de anotar ao menos um gol em solo mexicano. Volta ao Brasil e terá quatro duelos em duas semanas, contra o arquirival Corinthians e contra o Cruzeiro, provavelmente _só o time que disputa com o alvinegro praiano a primazia de ser o melhor do país. Se perder o Paulista para o Corinthians, a cornetagem será enorme. Imagine PHGanso jogando mal. Logo surgirão vozes dizendo que é "consequência" de um suposto contrato já assinado ou bobagens do tipo. Imagine se desgastar, ganhar o Paulistinha e ficar de fora da Libertadores. Aqui, parece valer a máxima: quem tudo quer...

Corinthians - Não é de hoje que não joga um bom futebol. Neste domingo, mesmo com um jogador a mais, foi dominado pela equipe palmeirense e, convenhamos, auxiliado pela arbitragem, que adotou rigor excessivo apenas de um lado. O Corinthians neste instante está envolto com: suspeita de influência na arbitragem, a construção (ou a tentativa de) de um estádio que ninguém sabe quem vai pagar, idas e vindas de jogadores, elenco enfraquecido, jogadores que desrespeitam o técnico e assim por diante. O título paulista obviamente será comemorado em demasia. Alguém aposta no time como campeão brasileiro?

Palmeiras - A equipe fraquejou em sua primeira decisão, embora tenha sido prejudicada pela arbitragem. Valdivia foi vítima de uma profecia auto-realizável: de tão inútil sua jogada do "chute no vácuo", acabou saindo justamente por sua causa. Pode ficar de fora da partida contra o Coritiba. Na Copa do Brasil, encontrou um caminho muito fácil até o momento. Agora pega a sua primeira grande parada. Se passar, é favoritissimo ao título. Mas, como diz Galvão Bueno, chegar é uma coisa, passar é outra.

São Paulo - Que o time é outro com Lucas e Rodolpho, é um fato. Que Luis Fabiano dará uma condição de finalização melhor, é quase uma certeza (ou um consolo aos que viram os pífios chutes de Marlos e Ilsinho ontem). Que as voltas de Fernandinho e Fernandão melhoram as opções para os jogos, também é um alento. Mas sem laterais, tanto na esquerda quanto na direita, sem volante de contenção e com um técnico que passou quatro meses fazendo testes e mais testes para chegar a lugar absolutamente algum, parece claro que o São Paulo está predestinado a fazer um bom papel de coadjuvante, mas ainda não o de protagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário