terça-feira, 17 de maio de 2011

Os erros do São Paulo e os da torcida

Quando todo mundo grita, ninguém tem razão.
O São Paulo Futebol Clube é hoje uma casa onde a falta de razão impera.
Abaixo, os motivos:

1. Presidência - Juvenal Juvêncio é um presidente ilegítimo. Como em toda boa ditadura, usa de argumentos falaciosos para se justificar à frente do clube. Mas é difícil a todos (imprensa, torcida e até jogadores) reconhecerem a sua debilitada autoridade. Ter a maioria em um conselho governista não significa ter a legitimidade do cargo. Ser chamado de cachaceiro é um símbolo disso. Juvenal trata o São Paulo como seu brinquedo. Não ouve diretores, conselheiros. Manda, desmanda. Vai, volta atrás. É o principal responsável pelo sucateamento da credibilidade do clube. Passou a ser um personagem folclórico, uma espécie de Vicente Matheus da Vila Sônia.

2. Jogadores - É nítida e evidente a falta de garra, de vontade e de comprometimento do elenco. Somada a falta de talento (essa não é culpa dos jogadores) forma-se um time com poucas chances de ser campeão. Jogadores mais preocupados em bater boca com o presidente (caso de Alex Silva), com o técnico (Rivaldo e Dagoberto), em cobranças públicas (caso de Rogério Ceni, pedindo reforços, e de Casemiro, pleiteando aumento salarial) do que em desenvolver bom futebol é o retrato acabado de um time sem alma.

3. Comissão técnica e diretoria - Desmantelada a antiga comissão técnica, a atual não conseguiu fazer os jogadores aguentarem 90 minutos de jogo. Eles se arrastam em campo. A diretoria não conseguiu prover soluções para os setores mais carentes do time (verdade seja dita: não conseguem há cinco anos). E ficam reféns dos mandos e desmandos do senhor feudal do Morumbi.

4. Técnico - Não deu padrão tático ao time. Não consegue encaixar as peças. Não tem um esquema de jogo. É confuso nas orientações, no posicionamento, lento nas substituições. Pior: mostrou não ter brio. Depois do que aconteceu, Carpegiani teria uma ótima saída: abrir mão da multa (de R$ 1 milhão), defender seu trabalho e dar uma banana para o São Paulo. Preferiu se segurar por alguns meses, antes de ser defenestrado de vez. Impossível não acreditar que jogador irá correr menos ainda _quem vai defender um técnico na bica de ser mandado embora?

5. Torcida - Protesto nas arquibancadas, posicionamento público, tudo isso é muito bem recebido. Agredir jogador, atirar coisas, danificar bem privado é pura e simplesmente crime. Os marginais estão todos passíveis de identificação. E deveriam ser punidos exemplarmente. Os mesmos 45 mil que aplaudiram a chegada de Luis Fabiano fizeram teatrinho semelhante em 2004, chamando-o de pipoqueiro. Os mesmos que confeccionam bandeiras para Rogério Ceni o qualificaram de amarelão há meia década. Essa torcida afastou Kaka. Terão esses uniformizados essa capacidade de discernimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário