terça-feira, 17 de maio de 2011

Chapa branca

Aos incautos um aviso. Cuidado com o que leem por ai. Hoje (17/05), um grande jornal de São Paulo anuncia que o Corinthians "enfim" pode iniciar a arena.
Vamos à desconstrução da reportagem:
1. O último documento necessário para a obra foi emitido no sábado pela Prefeitura. O jornal não revela qual foi a celeridade do trâmite. O texto diz que a aprovação aconteceu "duas semanas depois" de apresentado o pedido corinthiano. Aposto um braço (esquerdo ou direito, tanto faz) que prazos foram atropelados. Quem assina o documento? O que o secretário do Meio Ambiente tem a dizer? Como ficou a situação do impacto ambiental e dos dutos da Petrobras? Quantas e quais foram as audiências públicas (veja o caso do Metrô e perceba como uma obra de grande impacto precisa de consulta da sociedade)?
Veja bem, ninguém defende excesso de burocracia. O problema no país é justamente este. O que se defende, desde sempre, são regras iguais a todos.

2. O contrato entre Corinthians e Odebrechet nem sequer foi assinado. A matéria cita que o aumento de custo (de módicos R$ 300 milhões) são "um problema". A matéria não responde o básico: quem vai pagar? De onde sairão os recursos?

3. O Corinthians diz que "garante um estádio de 45 mil pessoas". "Se vai ser abertura da Copa ou não, não é problema do Corinthians". Opa, deixa eu entender se o roteiro está certo: a Fifa e a CBF desqualificam o Morumbi porque o projeto do estádio já pronto (reforma de R$ 400 milhões) não atende as suas exigências; anunciam que a maquete de Itaquera será o estádio da Copa; para acelerar as obras, governos (cidade, Estado, federal) e empresas privadas se juntam para atropelar trâmites, passar por cima de prazos, pressionar o BNDES; mas agora dizem que este estádio pode não servir para abertura da Copa (ou seja, o tal do impacto positivo para o Estado não seria recompensado).

O que as autoridades estão esperando para desejar boa sorte na empreitada PRIVADA do Corinthians e desistir de sediar a Copa ou brigar para que ela aconteça numa arena de fato e de verdade?
Isso eu não sei, nem os leitores desta reportagem saberão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário