segunda-feira, 14 de março de 2011

Amigos no jornalismo

A primeira vez que eu o vi foi logo na aula de estreia da faculdade de jornalismo. A primeira frase que ele me falou foi, apontando para um lugar vazio entre a cadeira dele e a minha: "uma gostosa vai sentar aqui". Não sentou.
Ainda no primeiro ano, ele estava ao meu lado na primeira reportagem esportiva que fiz. Um treino no São Caetano, na época na divisão Z do Campeonato. Mas o Serginho Chulapa jogava lá. Foi divertido. O preparador físico espinafrando que nem água quente tinha. Saímos de lá com a sensação de que aquele time nanico nunca sairia do lugar. Onze anos depois, era campeão paulista.
Depois, fomos ao treino do São Paulo. Era época de Telê. Fizemos um longo trabalho de reportagem sobre os preparativos do tricolor para o Mundial de 93. Tiramos dez. Tenho uma cópia do trabalho até hoje.
Quando fui fazer teste na Folha de S.Paulo, ele foi ao meu lado. Eu caí na Agência Folha, ele na falecida Folha ABC. Um ano e pouquinho depois, estávamos trabalhando juntos no Esporte.
Eu fui pauteiro, ele repórter. Era fácil. Quebramos altos paus. As vezes eu estava errado, as vezes não. Mas sempre em alto nível. Sempre acabava em cerveja.
Fizemos juntos a Olimpíada de Sydney. Mas a mais bacana foi a de Atenas. Sentados no estádio Olímpico, esperando o início da cerimônia de abertura, tomamos uma cerveja e lembramos a longa jornada, do treino do São Caetano até aquele evento. Foi bom. Naquele dia, batemos o pé e desmentimos a emissora de televisão que dizia que a delegação dos EUA havia sido vaiada. Estávamos lá. Não houve vaias.
Sempre procuramos fazer bom jornalismo. E sempre nos divertimos muito.
Agora, Fábio Seixas está no Rio, levando suas boas histórias e sua boa companhia. Que a cidade saiba desfrutar. Em São Paulo, fará falta.

(MARCELO DIEGO)

4 comentários:

  1. Se eu não fosse muito macho, choraria. Te espero para as cervejas por aqui. Obrigado, Diegão.

    ResponderExcluir
  2. Que liiiiiiiiiiiiiiiindo, quero um amigo assim!!!

    ResponderExcluir
  3. Que saudades dessa época, de ver vcs todos os dias... Ah, João está na capoeira... Seguindo os passos do FG! kkkk

    ResponderExcluir