O Globo estampa em sua manchete no caderno esportivo que a "culpa" pela derrota no amistoso de ontem foi de Hernanes. Ao ser expulso, ele fragilizou a seleção brasileira, que perdeu de 1 a 0 para a França.
A escalação de Renato Augusto, a falta de força no ataque nada disso é levado em consideração. A voadora de Hernanes é a justificativa _diga-se de passagem que Hernanes é um bom jogador, mas nada de expecional e, portanto, nem na seleção deveria estar.
Já diretores corinthianos "lamentam" a ausência de Liedson na pré-Libertadores. "Se ele estivesse em campo as coisas seriam diferentes". Dãããã. Claro que seriam. Se o São Paulo tiver um meia, se o Santos tiver uma zaga mais forte, se o Palmeiras contratar um centroavante as coisas serão diferentes.
Mas quem contrata? A torcida? Não são os próprios diretores?
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Same old, same old
Ontem à tarde, um blogueiro postava que Muricy havia aprendido as lições das derrotas na Libertadores comandando o São Paulo. E que iria "deixar a técnica de lado" e formar um time "guerreiro e lutador". Ou era falta de informação (sempre pode ser) ou deu tudo errado: o que se viu na noite de ontem (9/2) foi um Fluminense dominado pelo Argentino Juniors. Em casa.
Parecia o velho São Paulo de Muricy. Time desarticulado, nervoso, com chutões para a frente. No Sportv, o comentarista dizia que a equipe estava muito mal armada.
Pode ser coisa de apenas um jogo, claro. Mas é fato que o Fluminense estava muito mal na reta final do Brasileiro _ganhou de bandeja o campeonato graças a derrocada corinthiana. E que estes jogos de Estadual não significam muita coisa.
Com Fred e Cavalieri em forma as coisas melhoram? Claro que sim.
Mas, torcedor e blogueiros, esta será a tônica, não a exceção.
Parecia o velho São Paulo de Muricy. Time desarticulado, nervoso, com chutões para a frente. No Sportv, o comentarista dizia que a equipe estava muito mal armada.
Pode ser coisa de apenas um jogo, claro. Mas é fato que o Fluminense estava muito mal na reta final do Brasileiro _ganhou de bandeja o campeonato graças a derrocada corinthiana. E que estes jogos de Estadual não significam muita coisa.
Com Fred e Cavalieri em forma as coisas melhoram? Claro que sim.
Mas, torcedor e blogueiros, esta será a tônica, não a exceção.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Obviedades
O Corinthians é um time melhor quando tira volante do meio-campo e coloca meia de ligação para dialogar com o ataque. O Corinthians é um time melhor quando tira quem não quer (ou não pode) jogar, casos de Dentinho, Ronaldo e Roberto Carlos.
O Palmeiras é um time forte na defesa, que ameaça se soltar no ataque, mas muito dependente de Kleber, que é um jogador mediano e que colocou na cabeça que esta bobagem de fazer falta, dar cotolevada e fazer biquinho é uma boa.
O São Paulo é um time sem padrão tático, sem esquema tático e sem criatividade.
E no que vai dar isso? O Corinthians vai chegar forte à fase final (valorizando o campeonato). O Palmeiras vai ser competitivo. E dependendo de como estiver seu espírito, o Santos vai ser o favorito.
O Palmeiras é um time forte na defesa, que ameaça se soltar no ataque, mas muito dependente de Kleber, que é um jogador mediano e que colocou na cabeça que esta bobagem de fazer falta, dar cotolevada e fazer biquinho é uma boa.
O São Paulo é um time sem padrão tático, sem esquema tático e sem criatividade.
E no que vai dar isso? O Corinthians vai chegar forte à fase final (valorizando o campeonato). O Palmeiras vai ser competitivo. E dependendo de como estiver seu espírito, o Santos vai ser o favorito.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Antes e depois
Ontem, os comentaristas diziam que:
- Ronaldo é gênio e em uma bola pode decidir um jogo. Tem que estar em campo.
- Corinthians sabe planejar e as temporadas recentes indicam isso.
- Roberto Carlos trouxe a experiência necessária para a equipe.
- Corinthians tem um dos melhores elencos do país.
Hoje, dizem que:
- Ronaldo está velho e tem que parar.
- Faltou planejamento.
- Roberto Carlos pipocou.
- O elenco do time é uma draga.
Observação: importante ressaltar que desde o início aqui foi dito que qualquer julgamento sobre o Tolima era precipitado uma vez que provavelmente ninguém tinha visto a equipe jogar. E ela não é nada demais. Mas esteve melhor que o Corinthians.
- Ronaldo é gênio e em uma bola pode decidir um jogo. Tem que estar em campo.
- Corinthians sabe planejar e as temporadas recentes indicam isso.
- Roberto Carlos trouxe a experiência necessária para a equipe.
- Corinthians tem um dos melhores elencos do país.
Hoje, dizem que:
- Ronaldo está velho e tem que parar.
- Faltou planejamento.
- Roberto Carlos pipocou.
- O elenco do time é uma draga.
Observação: importante ressaltar que desde o início aqui foi dito que qualquer julgamento sobre o Tolima era precipitado uma vez que provavelmente ninguém tinha visto a equipe jogar. E ela não é nada demais. Mas esteve melhor que o Corinthians.
Corinthians faz história na Libertadores
Infelizmente de um jeito que o torcedor não queria. Conseguiu ser eliminado sem anotar nenhum gol e ainda na fase de classificação (atenção estatísticos: essa participação nem conta, pois o time não disputou o torneio, apenas o qualificatório). Um fiasco completo. Quais as razões?
1. O empate em Goiás. Não tivesse sido relapso e jogado pelo placar em dezembro, não teria ficado em terceiro no Brasileiro e estaria direto na Libertadores.
2. Menosprezo. Os relatos são de que os jogadores e dirigentes negligenciaram o adversário. Ronaldo dizia que o Tolima não seria problema, o espião do Corinthians disse que o time não era de nada, Roberto Carlos falou que não dava para pensar em não se classificar.
3. Saída de Elias. De um time muito bom em 2009, o Corinthians virou um time bom em 2010 e caiu em 2011. Ainda pode crescer, tem elenco para isso. Mas a saída de Elias acabou com o time.
4. Ronaldo em má fase. E ainda assim, ninguém tem coragem de colocá-lo no banco.
5. Decisões equivocadas do treinador. Que insistiu em um esquema de três atacantes sem nenhum meia de ligação (mesmo problema do São Paulo). O time fica isolado na frente e descompensado do meio para trás.
6. Banco inchado. Danilo e Bruno César no banco, com Paulinho jogando. Algo de errado.
7. Treinador defensivo. A vocação do time era buscar o ataque. Adilson Batista tentou fazer o time ir ainda mais a frente, fracasssou e foi defenestrado. Escaldado, Tite resolveu colocar o time atrás. Também exagerou.
8. Ausência da torcida. Os ingressos muito caros mudaram o perfil e afastaram o torcedor do jogo de ida no Pacaembu. Conclusão: não houve o caldeirão esperado.
9. Erro de planejamento. A diretoria demorou demais para contratar um atacante, substituir Elias e William.
10. Cabeça difusa. O Corinthians estava tão preocupado com aspectos fora de campo que se esqueceu do que a torcida quer.
1. O empate em Goiás. Não tivesse sido relapso e jogado pelo placar em dezembro, não teria ficado em terceiro no Brasileiro e estaria direto na Libertadores.
2. Menosprezo. Os relatos são de que os jogadores e dirigentes negligenciaram o adversário. Ronaldo dizia que o Tolima não seria problema, o espião do Corinthians disse que o time não era de nada, Roberto Carlos falou que não dava para pensar em não se classificar.
3. Saída de Elias. De um time muito bom em 2009, o Corinthians virou um time bom em 2010 e caiu em 2011. Ainda pode crescer, tem elenco para isso. Mas a saída de Elias acabou com o time.
4. Ronaldo em má fase. E ainda assim, ninguém tem coragem de colocá-lo no banco.
5. Decisões equivocadas do treinador. Que insistiu em um esquema de três atacantes sem nenhum meia de ligação (mesmo problema do São Paulo). O time fica isolado na frente e descompensado do meio para trás.
6. Banco inchado. Danilo e Bruno César no banco, com Paulinho jogando. Algo de errado.
7. Treinador defensivo. A vocação do time era buscar o ataque. Adilson Batista tentou fazer o time ir ainda mais a frente, fracasssou e foi defenestrado. Escaldado, Tite resolveu colocar o time atrás. Também exagerou.
8. Ausência da torcida. Os ingressos muito caros mudaram o perfil e afastaram o torcedor do jogo de ida no Pacaembu. Conclusão: não houve o caldeirão esperado.
9. Erro de planejamento. A diretoria demorou demais para contratar um atacante, substituir Elias e William.
10. Cabeça difusa. O Corinthians estava tão preocupado com aspectos fora de campo que se esqueceu do que a torcida quer.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Vale a pena ver de novo
A onda de contratações retrô continua a toda e coube ao Corinthians repatriar Liedson por R$ 4 milhões. Diferentemente de Rivaldo e dos Ronaldos, porém, Liedson nunca foi genial. Sua melhor característica é justamente a que o tempo mais pôde roubar: a velocidade.
Enredo de filme
Time capengando, necessidade de vitória, jogo em casa. Com o placar apontando 1 a 1, o goleiro Saulo, do Sport, faz um gesto desesperado, se manda para a área do adversário na cobrança do escanteio, usa sua impulsão e, nos acréscimos, marca de cabeça o gol necessário para o seu time. Mas se machuca na queda. Sai de campo. Todas as substituições já haviam sido feitas. Cabe ao baixinho Carlinhos Bala colocar as luvas e ir para debaixo da meta. Ainda resta uma emoção: escanteio para o adversário, Bala sai como um raio e corta o cruzamento.
O jogo em que o goleiro fez a função de atacante e o atacante, a de goleiro.
Enredo de filme total.
O jogo em que o goleiro fez a função de atacante e o atacante, a de goleiro.
Enredo de filme total.
Assinar:
Postagens (Atom)