segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Torturando números

Então hoje há um estudo dizendo que o Corinthians tem potencial de retorno de marca de R$ 750 milhões, sendo a marca mais valiosa do país em termos de futebol. Uma mistureba de indicadores, que incluem dados financeiros dos clubes e potencial comprador dos torcedores, ajudaria a explicar esta cifra com carinha de chute.
Porque os números de clube nenhum do Brasil parecem muito santos. E porque este negócio de potencial de compras é infinito. O fato é: quanto disso vira, de fato, recurso para o clube?
Quantas camisas o clube vende? Quantas memorabilia? Quantos torcedores são sócios e compram carnê?
O jornal que publica isso faz um serviço no meio do caminho, ao não questionar os dados. O potencial do Corinthians é de R$ 750 milhões. Sua torcida, segundo o Ibope, é formada por 26 milhões de brasileiros. O potencial de imagem é de R$ 28,84 por cidadão corinthiano.
O São Paulo é o segundo na lista. Seu potencial (com Morumbi, loja da Reebok e o diabo a quatro) é de R$ 660 milhões. Sua torcida é de 17 milhões. O potencial de imagem é de R$ 38,82 por torcedor _35% a mais que o Corinthians.
Por esta lógica, não vale a pena crescer a torcida? Ou a qualidade do potencial de marketing do São Paulo é muito superior à do Corinthians?
Aparecer um estudo assim e ser tratado de maneira acrítica só deve interessar neste momento a quem está querendo negociar os naming rights do estádio.

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