sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prestação de contas

Uma empresa de capital aberto tem milhares de acionistas. Quando o desempenho não é o esperado (ou seja, as ações não dão o retorno pretendido), os responsáveis são cobrados. Não significa que não tenham feito a coisa certa. Diversos fatores (mercado externo, crise, problema de última hora, reinvestimento, novo ambiente competitivo) podem explicar um eventual resultado ruim. Mas, caso não haja justificativa plausível, o mercado é implacável: os executivos perdem seus postos (salários, bônus, benefícios, benesses). Não há almoço grátis.

Um clube de futebol tem milhões de acionistas _seus torcedores. Os presidentes e conselhos deveriam prestar contas a eles.

O Palmeiras precisaria esclarecer os gastos e a parceria para reforma do estádio. As multas pagas aos treinadores demitidos. Os valores reais pagos a Scolari. A engenharia que trouxe Valdivia de volta ao clube. O real endividamento contraído. As diversas contratações que incharam a folha de pagamento.

O Corinthians precisaria esclarecer os altos salários pagos a jogadores encostados. A falta de reservas para posições carentes e o excesso de ofertas em postos já bem ocupados. O custo da "aventura Adilson Batista". Os reais valores (e quem paga) envolvendo o estádio. O aumento do seu endividamento.

O São Paulo deveria explicar por que gastou tanto em tantas contratações duvidosas. E também qual é o tamanho do prejuízo inercial (quantos salários ainda estão sendo pagos por jogadores que não estão mais a disposição). Precisaria explicar quais os ganhos que teve ao apoiar um candidato de oposição ao Clube dos 13. Deveria explicar como foi a negociação tão demorada e que gerou tanto prejuízo ao clube por ter ficado quase um ano sem patrocínio. Deveria dar explicações ainda sobre quem foi o condutor da negociação para a Copa do Mundo, quanto foi gasto nesta brincadeira e quais foram as falhas reais -além de posicionar os seus acionistas sobre se afinal os planos seguirão em frente ou não. Deveria ainda se adiantar e esclarecer os critérios da eleição de 2011.

E dependendo das explicações os três presidentes deveriam deixar seus postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário