quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Título sim; maturidade não

O Santos é o novo campeão.
Merecido. Ganhou de quem apareceu pela frente.
Como no Campeonato Paulista, termina o torneio, porém, tendo que justificar uma derrota. Bobagem. Usar o regulamento serve exatamente para isso. A regra está ali, serve a todos, a derrotados e a vencedores.
Apregoam os repórteres que o time já sofre processo de desmanche. Uéslei, André e Robinho vão embora. O Santos faz o que tem que fazer. Ganhou dois títulos. Precisa reforçar seu caixa. Ninguém vence indefinidamente. Manter estes jogadores não significaria montar um esquadrão capaz de ganhar todos os títulos do mundo. O custo poderia ser alto para um resultado incerto.
Porque a verdade é que o Santos é campeão, mas de um campeonato que se transformou em coadjuvante. Em tese, os melhores do país estão na disputa da Libertadores no primeiro semestre. Em tese porque a classificação se dá em dezembro, sendo resultado do trabalho de um ano (o time pode ser ótimo no primeiro semestre, acumular muitos pontos, declinar no segundo, não ser campeão brasileiro e ainda assim se classificar para a Libertadores). E de dezembro a março, quando a Libertadores começa, há um hiato que pode despertar gigantes e adormecer a outros.
Mas é fato que times de tradição estão fora da Copa do Brasil. É uma espécie de fast track nacional. Mas o Santos não tem nada a ver com isso. O torneio deste ano tinha Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Atlético-MG e Vitória. O Santos se qualificou em meio a todos eles.
A equipe do Santos, porém, mostra que os jogadores individualmente são ótimos, mas não formam um conjunto. Depois do vexame da visita a um orfanato mantido por entidade espírita, as imagens grotescas de uma transmissão de webcam mostraram que os títulos vieram, a maturidade não necessariamente.
É bom renovar, fará bem ao Santos. Talvez este caminho seja mais efetivo para que este bom time se transforme em ótimo.
Hoje, o Santos está ao lado do Internacional em um posto acima dos demais clubes brasileiros. Merece a faixa de campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário